Pesca da Tainha Florianópolis

18 de novembro de 2025
guilherme.bernardi • 18 de novembro de 2025
18 de novembro de 2025

Compartilhar:

Pesca da Tainha Florianópolis

Um de nossos patrimônios culturais, a pesca da tainha é realizada durante o outono e inverno. Nesse ano mais precisamente 15/5 até 31/7 (para modalidades restritas), já para arrasto ou artesanal (não motorizada) vai até final do ano.


Durante esse período um decreto municipal restringe a maioria das praias para prática de surfe e alguns esportes náuticos.


Na Praia dos Ingleses podemos ver em muitas de nossas caminhadas, a captura de milhares de Tainhas. Inclusive hoje 3/6 durante a manhã, tivemos o prazer de ver e filmar mais de 23mil tainhas sendo retiradas do mar. https://www.instagram.com/p/CA-WGCygikz/?utm_source=ig_web_copy_link


Nesse período, aqui nos Ingleses, as tainhas são vendidas tanto nas peixarias, quanto em tendas improvisadas nas calçadas. Preços justos, por peixes extremamente frescos.


A Tainha é um peixe de carne branca, muito saboroso. Pode ser feito de varias maneiras, porém a mais tradicional é assada. Comprando o peixe na peixaria, você pode pedir para “escalar” a tainha (limpar e abrir ela, de forma espalmada). O tempero? Só um salzinho, pimenta do reino, azeite e ervas a gosto. Claro, cada um tem seu jeito de fazer...


O importante é mantermos nossa cultura, o sustento dos pescadores e aproveitar muito essa delícia de alimento.


Se optar por se hospedar conosco você pode comprar sua tainha e fazer em uma de nossas churrasqueiras da parte externa ou mesmo da parte interna. Ou se preferir, reservar uma opção de quarto que possua sua própria churrasqueira. Além da churrasqueira, disponibilizamos os equipamentos necessários.


Caso prefira comer em um restaurante, você pode se hospedar aqui e ir caminhando até o centrinho, onde recomendamos o restaurante https://www.paixaodeverao.com.br especialista em Peixes e frutos do mar.


Para os surfistas que ficam restritos nesse período: Praias que continuam abertas:

  • Liberadas totalmente – Joaquina, Mole e Caldeirão
  • Liberadas com restrição – Moçambique, Armação, Matadeiro, Lagoinha do Leste e Morro das Pedras.

Você pode ver as restrições através do link abaixo. Também se informar sobre as demais praias do Estado.



waves.com.br/variedades/novidade/santa-catarina-tainha-entra-em-cena/


Posts recentes

Por guilherme.bernardi 19 de novembro de 2025
Dicas para você conhecer a Ilha da Magia em 3 dias!
Por guilherme.bernardi 18 de novembro de 2025
Segundo pesquisa feita pelo UOL: "Devido a Pandemia, os voos para feriados e alta temporada (verão 2021) estão na maioria 50% mais baratos que no ano anterior. Em alguns casos essa diferença chega a 80%". O que segundo o site, "pode ser uma boa oportunidade para planejar sua viagem pós Corona Vírus". https://economia.uol.com.br/todos-a-bordo/2020/03/23/coronavirus-promocao-passagens-aereas.htm Ao mesmo tempo, novas reportagens como a que apresento na sequência, a tendência é que logo existam novas restrições o que pode fazer com que os valores aumentem consideravelmente. Uma dessas possibilidades é que não se disponibilize mais o assento do meio, como algumas empresas internacionais vem fazendo. Ao se posicionar sobre o assunto, a IATA argumentou que "se o distanciamento social for imposto, as viagens baratas acabarão".  Apesar do atual cenário de incertezas, aparentemente esse seja o momento ideal para planejar e reservar a viagem de verão 2021. Para aqueles que possuem uma estabilidade ou que tem certeza que efetivarão sua viagem, os fatores atuais revelam uma boa oportunidade.
Por guilherme.bernardi 17 de novembro de 2025
A baixa estação em Florianópolis é marcada pelo frio, que acaba por afastar muitos visitantes pois poucos sabem que a cidade é muito mais que as lindas praias. São diversas as vantagens para aqueles que desejam curtir Floripa fora da temporada. Viagem econômica é um ponto muito forte, na alta temporada acaba por existir um aumento da demanda turística e o resultado disso acaba sendo nada mais, nada menos, que o aumento dos valores das pousadas, hotéis, restaurantes, bares, passeios turísticos e outros locais - o que tornam as viagens nesses períodos mais caras. Já na baixa temporada, há redução de tudo, desde o número de turistas, pontos turísticos mais vazios, valor de refeições, como consequência o valor da hospedagem e passeios tendem também a reduzir e, é claro, as tão desejadas promoções acabam ganhando espaço. Na baixa temporada, além de encontrar as praias mais vazias e a facilidade de locomoção para todos os lugares da ilha, é uma ótima época para quem deseja explorar as inúmeras trilhas que temos por aqui. Outra dica legal, são as aulas de surf, época boa para quem deseja aprender e/ou praticar o esporte pois as praias são quase particulares, e o frio não é o problema, todos usam roupas de borracha para se protegerem das águas frias do mar. Já perceberam que opções não faltam e que as férias são garantidas na baixa estação para todos os gostos, desde quem quer ter sossego e deseja descansar de dias conturbados da sua rotina, até mesmo para aqueles que desejam curtir a natureza ou algum esporte radical. Que tal começar a preparar o checklist para uma viagem cheia de vantagens? Agora você não tem mais dúvidas e pode começar a preparar as malas e sair em direção ao litoral na baixa estação. Estamos esperando por vocês!